Benefícios da adubação orgânica em gramados

05/10/2021
Autores: Adrielle Rodrigues Prates - ¹Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia (Sistemas de produção) e Doutoranda em Agronomia (Horticultura), UNESP, Botucatu-SP / Patrick Luan Ferreira dos Santos - ²Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Sistemas de produção) e Doutorando em Agronomia (Horticultura), UNESP, Botucatu-SP.

A adubação orgânica é uma alternativa ecológica e economicamente atrativa na produção e manutenção de gramados. Essa pratica traz melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, melhorando a qualidade deste e mantendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos no médio a longo prazo.

As melhorias nas propriedades do solo se devem principalmente pela presença da matéria orgânica, que pode ser introduzida por meio dessa adubação. Em relação as propriedades físicas do solo a matéria orgânica, melhora a agregação das partículas do solo, formando estruturas maiores. Desse modo, a agregação influencia diretamente no aumento da aeração, aumento da densidade do solo e a taxa de infiltração de água, que acarretará uma diminuição do escoamento superficial do solo (erosão), além da diminuição da resistência à penetração das raízes, permitindo assim um bom desenvolvimento radicular e maior eficiência na absorção de água e nutrientes.

No sistema produtivo de grama, é realizado antes da colheita a passagem de um rolo compactador, pratica para facilitar a remoção da grama. Com isso, no corte da grama a propriedade física é afetada pela compactação, prejudicando o desenvolvimento das raízes do próximo ciclo, devido a barreira física imposta ao seu crescimento. Dessa forma, a introdução da matéria orgânica por meio da adubação é uma alternativa que deve ser levado em consideração para minimizar esses efeitos.

Outro fator importante no aspecto físico é que a matéria orgânica pode aumentar a retenção de água, ou seja, o solo mantém uma maior taxa de umidade ao longo do tempo. Algumas pesquisas mostram que a matéria orgânica do solo pode reter 20 vezes o seu peso em agua, obtendo um “efeito esponja”, favorecendo a redução de estresses hídricos das plantas. A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento adequado da grama, principalmente em sistema de produção. Entretanto, em determinados períodos de escassez de agua, e que pode ser intensificadas em determinadas localidades, sendo a necessidade do manejo da irrigação. Dessa maneira, com maior conteúdo de agua retido no solo pela matéria orgânica, os custos de produção e/ou manutenção com a irrigação podem ser reduzido.

No aspecto biológico, a matéria orgânica pode promover os processos do solo por meio da manutenção do metabolismo energético, ou seja, com a introdução da matéria orgânica o sistema mantem uma diversidade de compostos orgânicos que serve como substrato para os microorganismos realizarem suas atividades, no qual a ciclagem de nutriente é uma das mais importantes atividades. Por consequência, também aumentará a população e a diversidade de microorganismos, melhorando o ambiente do solo, que pode ajudar a combater doenças e pragas no gramado.

A matéria orgânica também é uma fonte direta de nutrientes, pois pode apresentar em sua composição macro e micronutrientes, que por meio da atividade de microorganismos ocorre a liberação pela decomposição, e por apresentar quantidades elevadas, os principais nutrientes presentes são o nitrogênio, fosforo e enxofre. Vale lembrar que, usualmente não se realiza fertilização de micronutrientes, apenas a aplicação de NPK, logo, os adubos orgânicos torna-se uma importante fonte alternativa desses elementos para o gramado uma vez que o uso desses adubos, como uma complementação no manejo da adubação convencional, pode diminuir custos com fertilizantes nitrogenados comerciais.

Benefícios da adubação orgânica em gramados

O desenvolvimento adequado do gramado requer correto manejo nutricional, demandando uma quantidade elevada de nitrogênio, nutriente que está diretamente relacionado com o crescimento. A eficiência da adubação nitrogenada para gramados pode ser aumentada com a utilização de fontes de liberação lenta, como a utilização de adubos orgânicos pela decomposição da matéria orgânica, podendo ocorrer crescimento mais uniforme, pois a rápida liberação de fontes solúveis, como a ureia comumente utilizada, podem causar crescimento acelerado e até mesmo queima das folhas, além da necessidade de roçadas mais frequentes, aumentando o custo de produção.

Um importante fator a ser considerado também, quando ocorre o corte de tapetes de grama, por exemplo, há uma remoção da porção mais fértil do solo, na camada superficial, que junto com parte da matéria orgânica são removidas com o tapete, o que prejudica a rebrota da grama da próxima safra, contudo, é de se esperar que a adição de adubo orgânico, superficialmente aumente o teor de matéria orgânica, melhorando as propriedades do solo. Além disso, a quantidade de matéria orgânica levada com o tapete pode melhorar o pegamento quando transportado, e reduzir o peso dos mesmos, e uma vez que o tapetes apresenta menor massa tem uma redução no custos de transporte, pois consegue-se levar maior número de tapetes com a mesma carga.

Os adubos orgânicos utilizados podem ser de origem vegetal ou animal. O de origem animal mais conhecido é o esterco, que é formado por excrementos sólidos e líquidos dos animais e pode estar misturado com restos vegetais. Já para os adubos de origem vegetais é grande a quantidade de restos vegetais remanescentes de safras anteriores e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem. Sendo que, o processo de compostagem é técnica que consiste decomposição controlada dos resíduos orgânicos, promovendo a bioconversão desses resíduos em um produto final estabilizado com qualidade que permite no uso agrícola.

Umas das alternativas que vem sendo estudada em áreas de produção de grama, e demostrando ótimos resultados, é a aplicação de lodo de esgoto compostado, sendo este, um resíduo semissólido originado do tratamento resultante dos esgotos ou das águas servidas, cuja composição é predominantemente orgânica. O lodo de esgoto compostado apresenta nutrientes em sua composição, que pode promover a manutenção da fertilidade do solo.

Por fim, além de todos benefícios que o adubo orgânico proporciona no solo e para grama, a escolha do uso e a dose aplicada dependerá de outros fatores como: origem do adubo, composição de nutrientes, qualidade do produto, analise de solo, o custo do transporte, finalidade do gramado (sistema de produção ornamental ou esportivo, área paisagística, área esportiva) e disponibilidade no mercado, assim sendo, é de total importância buscar a orientação de um profissional para realizar de maneira adequada o manejo da adubação orgânica do gramado.

Leia também: Mentiras que te contam sobre grama e gramados.